Quando bater a curiosidade sobre qual é o rolê perfeito em Florianópolis, não vacila e cola aqui para as dicas dos aventureiros, Lucemir e Luigi Santos. Os manezinhos têm a resposta na ponta da língua: a hora certa para desbravar as praias catarinenses é na chegada do outono, tipo entre março e abril (eu até esticaria até maio, saca?). Nessa época, o clima geralmente firma as ideias, e os congestionamentos na Ilha da Magia dão uma trégua, sumindo de vez em outras praias.
Mas vamos dar uma bizoiada mês a mês, brother:
JANEIRO E FEVEREIRO
São os meses do calorzão, batendo quase nos 30ºC. Só que é quando a ilha lota, principalmente em janeiro e no carnaval, tá ligado? A média histórica aponta uns 180mm de chuva em janeiro e quase 200mm em fevereiro. Ou seja, pode rolar uma garoinha enquanto você estiver por aqui. Nessa época, a dica é ficar na base da praia que tu quer curtir mais ou, se for em outra, ralar cedo e voltar cedo para evitar o trânsito.
MARÇO E ABRIL
Ainda dão aquela temperatura de boa para encarar uma praia (uns 28ºC em março e 25ºC em abril), mas a chuva dá uma recuada. Em abril, a média histórica fica abaixo dos 100mm. É o período preferido dos hermanos argentinos, que não são chegados no calorão que a gente curte.
MAIO
Não é para quem treme de frio, com máxima média de 23ºC. Mas pode rolar um esquenta repentino e o tempo costuma segurar as pontas. É tipo janeiro em Miami: pode dar uma esfriada para o beach day, mas também pode rolar um solzão se você não é fresco e quer só dar aquela esticada na canga na areia.
JUNHO, JULHO E AGOSTO
O inverno em Floripa é de boa, com chuva abaixo dos 100mm em junho, julho e agosto. Mas, com máximas na casa dos 20ºC, ficar de pernas pro ar na praia fica meio difícil. A partir de julho, rola até o esquema de avistar baleias franca, que aparecem no sul da ilha (e também entre Garopaba, Praia do Rosa e Imbituba).
SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO
As chuvas dão o ar da graça na primavera. Entre setembro, outubro e novembro, o tempo fica meio doido, com a chegada de frentes frias trazendo uns dias nublados e chuvinha insistente, acompanhados de temperaturas mais geladas. Se tu tá na pegada da praia, melhor dar uma esnobada nessa época.
DEZEMBRO
Já faz o termômetro dar uma escalada lá perto dos 30ºC, e São Pedro já entra no ritmo do verão. A boa é aproveitar a ilha antes da invasão dos turistas em janeiro, malandro.
No responses yet